HISTORIA, MODA E VESTUÁRIO - MACRAMÊ



 MACRAMÊ:
A milenar arte de tecer com os dedos

* Nani Rodrigues




Manton Exotic Rainha do Nilo - 30 cm de
franjas seguras na tecnica de macramê





Os primeiros contatos do homem pré-histórico com as fibras existentes na época, tanto de origem animal quanto vegetal, possibilitaram a criação de diversas técnicas de tecelagem. Uma dessas técnicas ancestrais é o Macramé (significa “nó”), cuja origem ainda é bastante discutida. Pode ser árabe, turca ou francesa. O mais aceitável é que ela é uma derivação da palavra árabe “migramah” (franja ornamental). 


Esta técnica não utiliza nenhum tipo de instrumento, bastando apenas a habilidade dos dedos do artesão que, gentilmente, entrecruza os fios em um elaborado trabalho, formando as mais diversas formas decorativas. Seus dois pontos de trançado mais conhecidos é o ponto “festonê”, dois fios são usados, sendo um esticado e enlaçado para a formação de um nó pelo outro; e o “nó duplo”, três fios são utilizados, sendo um esticado e enlaçado pelos outros dois.

Os povos do Oriente Médio, em especial os árabes, foram os mais importantes percussores dessa técnica. Durante as longas viagens comerciais, os marinheiros passavam o tempo ocioso tecendo roupas e objetos com as cordas dos navios. Ao chegar aos portos, eles conseguiam uma fonte de renda adicional vendendo a sua arte. Muitos ensinaram suas técnicas às mulheres de sua família, para que elas pudessem produzir peças com fios mais nobres e, consequentemente, oferecê-las nos mercados das cidades.