CONSERVANDO SEU XALE



CONSERVANDO SEU XALE
Alguns Xales e Mantons inspiram alguns cuidados para que sua conservação seja mantida. Segue a baixo dicas para você conservar melhor o seu xale, principalmente se eles possuírem franjas em fios de seda.

1) Proibido o uso de máquina de lavar para qualquer peça que tenha franja ou bordado. Lave somente à mão utilizando um sabão neutro líquido. Não deixe de molho nem alveje ou branqueie. Caso necessite de lavar com água aquecida, os materiais do Xale suportam lavagens a uma temperatura de até 40º graus.
2) Cuidado com pregadores que estejam com farpas ou com superfície áspera para que os mesmos não puxe fio do tecido ou da franja.

3) Não torça. Tire o excesso de água com as mãos. Pendure o Xale e após prende-lo no varal, aperte as franjas entre os dedos e vá tirando o excesso de água puxando levemente os fios para baixo.

4) Deixe secar a temperatura ambiente. Não seque o Xale em tambor ou secadoras.

5) Seque somente na sombra. Não deixe no Sol, pois o mesmo pode queimar os fios das franjas causando desbotamento da cor.

6) Não lave ou limpe a seco.

7) Não passe, pois tanto o tecido quanto os fios das franjas são sensíveis ao calor. Para evitar o amarrotamento, deixe o xale secando bem esticado no varal. Na hora de estendê-lo ajeite os fios, penteando-os com as mãos com cuidado para não esgaçar ou puxar fios das linhas. Xales em tecidos finos e acetinados com franjas e barrados com linha de algodão podem ser passados desde que respeitado o grau e a temperatura corretas no controle do ferro. Xales em jersey e renda também não podem ser passados.